1937 - 7 de julho − Uma troca de tiros entre soldados japoneses e chineses em Pequim é usada como pretexto por extremistas militares japoneses para iniciar a guerra entre o Japão e a China. Este conflito se estende até 9 de setembro de 1945.
1939 - 23 de agosto − Assinado o pacto de não-agressão entre Hitler e Stalin: a Alemanha e a União Soviética se comprometem a não atacar uma à outra e a se manter neutras se uma delas for atacada por uma terceira potência. Só muito mais tarde se tornaria pública uma cláusula secreta prevendo a eliminação de alguns países, como a Polônia.
1º de setembro − Tropas alemãs invadem a Polônia. Começa a guerra.
3 de setembro − Grã-Bretanha e a França declaram guerra à Alemanha.
5 de setembro − Estados Unidos declaram neutralidade.
17 de setembro − União Soviética invade a Polônia.
27 de setembro − Varsóvia rende-se aos alemães.
28 de setembro − Ministros de Relações Exteriores da Alemanha e da União Soviética assinam em Moscou a divisão da Polônia.
A estrela amarela de seis pontas tornou-se obrigatória para os judeus12 de outubro − Os primeiros judeus são deportados pelo Deutsches Reich para a Polônia. Duas semanas mais tarde, a SS (Schutzstaffel – tropa de elite) obriga os judeus a portar de forma visível a estrela de Davi (símbolo do judaísmo).
8 de novembro − Atentado fracassado contra Hitler em Munique.
14 de dezembro − União Soviética é excluída da Liga das Nações após ter atacado a Finlândia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário